AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO

Progressistas

NOTÍCIAS

Publicado em: 28/09/2021
62FB049A-D5CE-4C98-A71B-86337CD0DD73

Ronaldo Carletto chama atenção para a crise do setor energético no Brasil

*Assessoria do Parlamentar 

Sempre atento aos problemas do Brasil, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) protocolou um discurso sobre a crise do setor energético. “O país enfrenta um momento extremamente difícil em relação ao abastecimento de energia. Parte desse problema pode ser explicado pela escassez de chuvas”, salientou o parlamentar. Carletto ressaltou que, neste ano, foi registrada uma grave crise hidrológica. Essa crise é sazonal e, geralmente, ocorre de 20 em 20 anos. “Por que o governo não se preparou?”, questionou.

O deputado ressaltou que o Brasil é extremamente dependente de usinas hidrelétricas para manter o abastecimento de energia e essas usinas dependem das chuvas para garantirem seus reservatórios. “O governo precisa investir no setor energético. Também não houve planejamento para a crise que se instalou este ano. A solução encontrada foi aumentar a conta de luz, atingindo em cheio o bolso das famílias e piorando os indicadores econômicos. Sem as hidrelétricas, o Brasil foi obrigado a acionar usinas termelétricas, óleo diesel e carvão, tudo muito mais caro e poluente”, enfatizou.

De acordo com Carletto, para que o problema seja superado, o governo precisa ser mais ativo. “A criação de parques de energia renováveis é essencial. A geração elétrica em biomassa tem potencial para contribuir muito mais do que já faz. O mesmo vale para a geração solar fotovoltaica e a produção de energia eólica. Uma sugestão para o governo é o aumento de incentivos para indústrias, empreendedores e pessoas físicas que manifestem interesse em investir nesse tipo de energia”, sugeriu.

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER